11/12/2007

CineSesc: uma programação diferenciada

Inaugurado em setembro de 1979, o CineSesc é espaço destinado a uma produção que tem como principal preocupação a reflexão e o lazer saudável. A grande característica de sua programação é privilegiar obras dos mais diferentes países do mundo. Filmes que apontam para uma direção diferente daquela seguida pelo cinema comercial.

Entre todos os prazeres culturais da vida moderna, o cinema é ainda aquele que ocupa com destaque nossos corações e mentes. Uma boa poltrona, uma tela grande e um filme instigante transporta-nos para novos mundos, idéias e sensações. Muito já se teorizou sobre os títulos que povoaram nossos fabulários, ou mesmo que motivaram acontecimentos políticos e sociais; porém pouco se escreveu sobre a importância do espaço reservado a essa cultuação: a sala de cinema e seus mecanismos tecnológicos.
O Cinesesc possui sala com equipamentos de exibição de última geração, além de tela e infra-estrutura excelentes. Sentimos-nos recompensados, pois ele sempre foi considerado um dos melhores cinemas de São Paulo, não somente pela qualidade de sua exibição, mas pelo cuidado de sua seleção. Várias foram as oportunidades em que filmes programados para curtos períodos de tempo tornaram-se coqueluches de público e crítica, permanecendo longos meses em cartaz. Alguns desses títulos, lançados pelo CineSesc, hoje integram a galeria das grandes produções. E somente chegaram às platéias por seguirem a filosofia que orienta a sala: a de exibir obras de reconhecida qualidade e de conteúdo artístico, de preferência dando aos espectadores a oportunidade de travar conhecimento com filmes que não seriam mostrados em outros cinemas.

O CineSesc é uma das salas mais charmosas de São Paulo. Basta lembrar o bar, onde é possível assistir às projeções ao mesmo tempo em que se toma um bom cafezinho. Exibe filmes de diversas mostras de cinema, principalmente a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, os festivais internacionais de curtas-metragens e de documentários e a retrospectiva anual do cinema brasileiro.
Para completar, eventualmente, o CineSesc homenageia determinados diretores, atores e atrizes, exibindo seus principais filmes, além de promover mostras especiais de cinema em diversos.
CineSesc - Rua Augusta, 2075 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3082.0213
E-mail: email@cinesesc.sescsp.org.br
Programação (clique aqui)

Instalações: 326 lugares na platéia; bar fumoir interno (o tradicional) com 24 lugares de onde se pode assistir à projeção; acesso universal na entrada e na platéia; poltronas para obesos; café e bomboniere na sala de espera; auditório para cursos (60 lugares); galeria de fotos com os melhores momentos do cinema nacional; guichê para vendas antecipadas de ingressos; som dolby digital; serviço de matrícula para o SESC, de terça a sábado, das 13h às 22h; desconto de meia entrada para comerciários, idosos e estudantes; o cinema possui acesso para deficientes externo e interno, inclusive na platéia.
Textos extraídos da Revista e, publicação impressa e gratuita do Sesc de São Paulo.

A Revista e, em sua edição nº 29, de Outubro de 1999, teve como matéria de capa, o texto "A trajetória das salas de cinema". O texto é ótimo e bastante aprofundado. Para ler, clique aqui.
ACESSE O BANCO DE DADOS