CINUSP "Paulo Emílio" - Cinema da Universidade de São Paulo


Fundado em 1993, o CINUSP "Paulo Emílio" - Órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, procura disseminar a cultura cinematográfica e veicular conhecimentos através de diversas atividades de extensão, entre elas, a realização de mostras temáticas tendo em vista a formação de público dentro da universidade e a complementação da formação profissional dos estudantes, sobretudo de cinema.
Embora varie a programação, o CINUSP realiza sessões regulares de segunda a sexta, às 16h e 19h, além de palestras, seminários e a co-realização de mostras e eventos ligados à atividade cinematográfica, em parceria com outras instituições públicas ou privadas.
PAULO EMÍLIO
Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977) foi escritor, critico e professor de cinema da Universidade de São Paulo. Fundou o Clube de Cinema da Faculdade de Filosofia da USP nos anos 40 e foi o responsável pela direção da filmoteca do MASP e pela sua posterior transformação na Cinemateca Brasileira. Em 1965 fez parte do grupo que implantou um dos primeiros Cursos de Cinema no Brasil, o da Universidade de Brasília. Após seu fechamento volta para São Paulo e, em 1967, ajuda a implantar o curso de Cinema na Universidade de São Paulo. Considerado um divisor de águas do pensamento cinematográfico no Brasil, Paulo Emílio configura-se como uma fundamental referência para a reflexão crítica da produção audiovisual brasileira.
A programação, cursos e atividades paralelas do Cinusp servem à comunidade e complementam a formação dos estudantes de comunicação e humanidades.
E-mail: cinusp@edu.usp.br
Telefone: (11) 3091 3540, das 09 às 17h
SALA DE EXIBIÇÃO
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 04
Cidade Universitária, São Paulo/SP
Sessões de segunda a sexta, às 16h e 19h
Texto extraído do site oficial do CINUSP, onde podemos nos atualizar com toda a programação de filmes.

Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.
ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.