Biblioteca Pública Roberto Santos inaugura sala e acervo temático de cinema

Em 14 de junho, a Biblioteca Pública Roberto Santos receberá acervo especializado de cinema. Localizado no Ipiranga, o novo núcleo de referência no gênero oferecerá acervo bibliográfico e audiovisual.
Para a caracterização do espaço foram investidos, pela Secretaria Municipal de Cultura, R$ 160 mil. Esta quantia foi empregada na compra de acervo temático, mobiliário, equipamentos para a sala de cinema, com 101 lugares, projetor e outros equipamentos. O acervo total da unidade soma agora mais de 31 mil livros, dos quais cerca de 400 tratam exclusivamente de assuntos relacionados a cinema.
O acervo de filmes também ficará disponível ao público e terá, inicialmente, 502 títulos cinematográficos. Assim como a seleção do acervo, a curadoria da programação da sala de exibição do local será feita por Célio Franceschet.
Em torno de duas vezes por mês o Cineclube Ipiranga irá programar sessões de filmes em 16mm.
Além de trazer exibições de filme, a biblioteca oferecerá, no futuro, shows musicais pautados por trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais, cursos que discutam a relação entre cinema e literatura, oficinas de roteiro para curta-metragem, cultura cinematográfica para formadores de opinião como professores e o ensinamento das bases para a crítica de cinema. O antigo auditório de 101 lugares foi reformado e alguns equipamentos foram adquiridos com o apoio da Subprefeitura de Vila Mariana.
A inauguração do núcleo temático em cinema da Biblioteca Pública Roberto Santos é parte do projeto “Bibliotecas Temáticas”, que a Secretaria Municipal de Cultura vem desenvolvendo desde 2006.

Biblioteca Pública Roberto Santos - Endereço: Rua Cisplatina, 505 Ipiranga - Telefone: (11) 2273-2390
Texto extraído do site da Prefeitura de São Paulo.
Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.
ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.