O Cine-clube Socioambiental Crisantempo

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações (Preâmbulo da Carta da Terra).

A iniciativa de criação do CINE-CLUBE SOCIOAMBIENTAL CRISANTEMPO dedicado à reflexão e a difusão da consciência socioambiental é uma forma de enfrentar nossa realidade atual. Suas atividades começaram em agosto de 2008, quando trouxe pela primeira vez a São Paulo a Mostra Itinerante do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e recebeu convidados especiais para as sessões dos filmes.
Sediado na SALA CRISANTEMPO na Vila Madalena em São Paulo, soma à sua tradição e nicho nas artes, uma frente de ações propositivas que ampliam os espaços de discussão e o esclarecimento sobre mudanças de hábitos que se demonstram inadiáveis para a otimização da relação humana com os bens naturais do Planeta.
O Cine-Clube Socioambiental Crisantempo é parceiro do Greenpeace e do 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, e neste semestre conta com o apoio das instituições TEIA-USP, Instituto Goethe, Ação e Meio Ambiente, ISA – Instituto Socioambiental e Ética da Terra.
Rua Fidalga, 521 - V. Madalena - CEP: 05432-070 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3814 2850
Sala Crisantempo: crisantempo@salacrisantempo.com.br
Cineclube Socioambiental: producao@cineclubesocioambiental.org.br
Crisantempo Socioambiental: producao@crisantemposocioambiental.com.br
Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.
ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.