Cinemas pelo mundo: L’Eden Théâtre (França)

Por Antonio Ricardo Soriano

O “L’Eden Théâtre” é o teatro mais antigo em funcionamento no mundo. Localizado em La Ciotat, foi construído através da iniciativa de Alfred Seguin e inaugurado em 15 de junho de 1889.

O teatro foi comprado, anos mais tarde, por Soula Adelaide e seu marido Raoul Gallaud, que era amigo de Antoine Lumière. Em 1895, foi realizada no teatro, uma projeção cinematográfica privada, organizada pelos irmãos Lumière. A primeira sessão de cinema comercial do “Eden” ocorreu em 21 de março de 1899, com programação de filmes dos irmãos Lumière, portanto, o “Eden” é considerado o cinema mais antigo do mundo. Ainda hoje, a sala está intacta, no estado original.

Inicialmente, o “L’Eden Théâtre” era uma sala de concertos, que sediava shows de variedades (teatro, acrobatas, etc.), bem como esportes de gala (boxe, luta greco-romana, etc.).

Em 12 de fevereiro de 1996, o teatro foi incluído no inventário dos monumentos históricos e é uma propriedade da cidade de La Ciotat desde 1992, quando a Câmara Municipal o salvou da demolição.

O "Eden" está sendo cuidadosamente restaurado, através da ajuda financeira do Governo francês e da União européia. Sua reinauguração está prevista para ocorrer junto com o projeto cultural Marseille-Provence 2013.

Localização: Boulevard Clémenceau, 13600 - La Ciotat

Provence-Alpes-Côte d'Azur

Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.
ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.