Cenas On Movies, de Sergio Poroger

Cenas On Movies, do jornalista e fotógrafo Sergio Poroger, mostra, com imagens, a influência do cinema no cotidiano de diferentes cidades do mundo.

Depois de registrar em seu livro fotográfico Cold Hot paisagens e localidades do Sul dos Estados Unidos que exalam musicalidade, história e emoção, traçando um paralelo da música e sua influência nas paisagens, arquitetura e os costumes de seus moradores, o jornalista e fotógrafo Sergio Poroger acaba de lançar seu novo projeto fotográfico: Cenas On Movies. O projeto virou exposição que já ganhou as salas do cinema Reserva Cultural, em São Paulo; Cinema Belas Artes, Belo Horizonte; Galeria Ligia Testa, Campinas. E uma novidade: a partir de março, estará nas estações do Metrô de São Paulo, por 3 meses. Poroger fotografou os Estados Unidos (em dezembro de 2017), Holanda (setembro 2018) e, neste primeiro semestre de 2019, irá captar imagens no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza) e Argentina, fechando o projeto, que deverá ganhar livro com o mesmo nome ainda em 2019.





“A música e o cinema sempre me fascinaram, em especial sua intensa relação com a sociedade. Berço dos maiores clássicos das telas, os Estados Unidos influenciam todas as frentes sociais e econômicas, desde atuações no mundo da moda até o modo com as pessoas se comportam”, afirma Poroger. “Muitos aspectos presentes em sua população motivaram a criação de filmes que, durante anos, marcaram o imaginário humano. Assim, como, em contrapartida, muitas características provenientes nas películas motivaram a existência, e por que não dizer, a incorporação de conceitos cinematográficos no cotidiano das pessoas”.





Segundo Poroger, a Exposição Cenas On Movies dá sequência ao projeto iniciado com Cold Hot, em 2016, desta vez com cinema, onde mostra, com imagens, a influência histórica do cinema nos hábitos dos cidadãos e das cidades de vários países. “Foi um longo projeto de pesquisa, iniciado nos Estados Unidos.  A premissa era descobrir quais locais seriam ideais para fotografar a indústria do cinema refletida no dia-a-dia das pessoas. Captei imagens e locais não óbvios -  distante de Hollywood e dos grandes estúdios de Los Angeles, fiz imagens de uma região inusitada, a costa leste americana, que guarda imagens e histórias fantásticas desta indústria, tão forte e presente no dia-a-dia americano”, afirma. Viajando de carro, de NY a Miami, passando por mais sete cidades (Wilmington DE, Philadelphia, Richmond/Virginia, Wilmington NC, Charleston SC, Savannah/Georgia e Jacksonville/Florida), este foi o roteiro escolhido para este trabalho. Assim como Cold Hot, as imagens vêm carregadas de cores vibrantes, imagens fortes de anônimos e emoção.





ÍNDICE DE FOTOS
Foto 1 - Amsterdam (Holanda)
Foto 2 - Jacksonville, Flórida (USA)
Foto 3 - Fort Lauderrdale, Flórida (USA)
Foto 4 - Jacksonville, Florida (USA)
Foto 5 - Miami, Flórida (USA)
Foto 6 - Richmond, Virgínia (USA)
Foto 7 - Richmond, Virgínia (USA)
Foto 8 - Wilmington, Delaware (USA)
Foto 9 - Amsterdam (Holanda)

SOBRE O FOTÓGRAFO 
Jornalista e fotógrafo, Sergio Poroger é sócio da SPMJ Comunicações, agência de comunicação corporativa e relações com imprensa, com atuação há 32 anos nos mercados brasileiro e internacional. Há 10 anos, tem na fotografia sua grande paixão. Em sua carreira de fotógrafo, alguns de seus trabalhos já estamparam páginas de publicações da Editora Abril (revistas Runners e Viagem e Turismo) e publicou ensaios sobre Miami, Japão e Uruguai. em 2016, lançou seu primeiro livro fotográfico, Cold Hot, sobre a musicalidade do Sul dos Estados Unidos. Em fevereiro de 2017, Cold Hot foi lançado nas 8 cidades norte-americanas fotografadas em dezembro de 2014, pelo fotógrafo. O portfólio de Poroger pode ser conferido no site www.sergioporoger.com

O LANTERNINHA

ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO SITE

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos exclusivas com publicação autorizada no site dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.