O cine Ouro com sua linda decoração no estilo colonial brasileiro

Em 25 de maio de 1966, às 21 horas, o grande exibidor Paulo Sá Pinto inaugura o cine Ouro, no Largo do Paissandú, com uma sessão de gala do filme “O Colecionador”, do diretor William Wyler (Ben-Hur). No local, funcionava o antigo cine Bandeirantes.


O cinema era todo decorado no estilo colonial brasileiro (veja os detalhes nas fotos abaixo) e possuía cópias em gesso das obras de Aleijadinho. Uma delas era uma réplica do frontal do altar-mor da Igreja de São Francisco em Ouro Preto, Minas Gerais (cedida pela Faculdade de Arquitetura de Minas Gerais, com autorização do Patrimônio Histórico Nacional).




Nas sessões, antes do filme começar, o expectador tinha audições ao vivo de piano. O cine Ouro era considerado uma das salas mais luxuosas do país.





Fotos, gentilmente, cedidas por Luiz Carlos Pereira da Silva. Foram tiradas em 29/10/1994, pouco antes do fechamento do cinema em 31/10/1994.
"Nunca imaginei que simples fotos pudessem fazer parte de um trabalho igual ao seu, como um "Cinema Paradiso", revitalizando o passado com imagens que estavam perdidas em uma gaveta" - Luiz Carlos Pereira da Silva
"As fotos ficaram lindas, a esposa também gostou, é bom colaborar com pessoas como você, que faz um belo trabalho" - Luiz Carlos Pereira da Silva
Licença Creative Commons
As fotos e informações deste site estão protegidas e licenciadas pela Creative Commons.
ACESSE O BANCO DE DADOS


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Acervos particulares de Luiz Carlos Pereira da Silva, Caio Quintino e Ivani Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.